Um dos problemas ao longo dos anos e que neste, principalmente, gerou muita repercussão foram as queimadas ocorridas na Amazônia. Essa ação, de pôr fogo, ocorre também em diversas regiões brasileiras todos os anos. Mas você saberia dizer o porquê?
Entre os motivos estão desde o vandalismo e desrespeito com essas áreas, até a práticas agrícolas utilizadas por produtores. Reunimos informações a respeito desse fato, junto aos principais problemas das queimadas a sociedade, no qual selecionamos os três principais. Confira:
Por que ocorrem as queimadas?
As queimadas ocorrem desde que o Brasil era uma colônia. Conhecida por ser uma técnica utilizada na agricultura onde ao se atear fogo em um determinado local, é feita a retirada da cobertura vegetal original preparando assim, o solo para plantio ou formação para pastagem de gado.
Essa opção é muito utilizada até hoje devido ao seu baixo custo e rapidez, as cinzas geradas pela queima são consideradas um tipo de adubo natural para a terra pelos produtores.
Mas, ao longo dos anos foi comprovado que os malefícios dessa ação se sobrepõem aos benefícios pois prejudica todo o meio ambiente. Assim, foram feitas leis para proibição da prática de queimada a fim de evitar grandes perdas ambientais.
Problemas das queimadas
Mesmo com a criação das leis, as queimadas ainda ocorrem pelo Brasil afora. Realizar esse tipo de ação traz diversos malefícios à população e ao meio ambiente. Entre os três principais estão:
Destruição da vegetação
Quando ocorre um princípio de incêndio é difícil conter suas proporções dada rapidez que o fogo se espalha. As queimadas podem eliminar diversas espécies nativas causando sua extinção.
Entre os tipos de espécies estão desde plantas importantes utilizadas na fabricação de remédios e outros produtos, até as que estão em risco de extinção do planeta acarretando um desequilíbrio na cadeia alimentar.
Agravamento do aquecimento global
Faz alguns anos que a pauta do aquecimento global tem tomado cada vez mais os jornais, visto seu grande risco para a humanidade. A prática das queimadas propicia o agravamento do efeito estufa, pois liberam um grande volume de dióxido de carbono na atmosfera. Seus danos podem ser facilmente notados em nossas alterações climáticas, por exemplo. Além disso, para quem mora próximo as regiões de queimadas, existe o risco do desenvolvimento de doenças respiratórias devido a essa ação.
Solo improdutivo para desenvolvimento
Muitos produtores usam a queimada como um recurso mais barato e rápido para poderem iniciar uma nova colheita. Mas, não é levado em conta os problemas acarretados pela prática.
A queima faz com que os diversos minerais presentes no local morram e simplesmente não voltem a crescer tornando alguns solos improdutivos.
Não é uma garantia que todos os tipos de terrenos consigam se desenvolver após uma queima, o que pode gerar uma dor de cabeça maior ainda a agricultores e diferentes produtores, por exemplo.
Além desses principais problemas, a lista segue com piora da qualidade do ar devido à fumaça do fogo; redução da capacidade de infiltração da água no solo; favorecimento a erosões, além da diminuição de biodiversidade.
A Florpinus possui a certificação ISO 14001, e entre suas preocupações estão a proteção do meio ambiente para a preservação da fauna e da flora envolvidas na produção. Nossa missão é desenvolver, produzir e entregar produtos de alta qualidade, de acordo com as melhores práticas de sustentabilidade.