BLOG

4 dicas para você fazer o descarte de resíduos sólidos corretamente

Florpinus-Posts-Outubro2 (1)

Você sabia que são produzidas, em média, 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano no Brasil? A preocupação das agências reguladoras está em buscar alternativas para o descarte correto dos resíduos, e as empresas do setor produtivo devem dar o exemplo para contribuir. 

Quando falamos do descarte correto dos resíduos, apenas 58% do material apontado recebe a destinação adequada, isso significa que boa parte das indústrias ainda não cumpre com as regulamentações impostas – o que pode acarretar em multas e até processos mais graves. 

Empresas responsáveis com o meio ambiente devem adequar sua política de descartes em prol de atitudes mais limpas, com o objetivo de direcionar o lixo de forma sustentável.   

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para você fazer o descarte de resíduos sólidos corretamente, mas antes descubra por que essa prática é tão importante e quais as vantagens para quem as implementa em seu dia a dia. 

Quais as vantagens de descartar corretamente os resíduos sólidos?  

A indústria de produção está a todo vapor, mas é preciso ter em mente que junto com a produção de insumos, é preciso uma boa gestão ambiental de toda a equipe para que a empresa reduza os danos causados ao meio ambiente. As vantagens do descarte correto são inúmeras e trazem vários ganhos para as empresas: 

 

  • Reduz os gastos das empresas, acabando com o desperdício e reduzindo o ciclo de produção; 
  • Contribui com as microempresas de reciclagem, que fazem um trabalho seletivo em prol de boas práticas ambientais para o descarte, 
  • Gera valor para a empresa e contribui para o cumprimento da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. 

Como fazer o descarte correto dos resíduos sólidos? 

Existem soluções práticas que podem ser adotadas por empresas conscientes com o meio ambiente, e muitas delas são técnicas simples e fáceis de serem implementadas. Confira a seguir algumas das opções disponíveis no mercado. 

Venda de resíduos 

A comercialização dos resíduos sólidos é hoje uma das alternativas mais eficazes para o descarte correto do lixo. Isso porque, muitas vezes, os resíduos de uma empresa podem servir de matéria-prima para outra. Essa troca entre as indústrias incentiva a economia circular, e traz ganhos para ambos os lados.  

Ao vender o resíduo, a empresa geradora reduz os gastos com transportes e destinação, ao mesmo tempo que incentiva a outra empresa a gerar novos produtos sem a necessidade de explorar outros recursos. A economia e o ganho sustentável é nítido para todos: as empresas economizam e o meio ambiente fica intacto. 

Reutilização 

Uma das práticas mais adotadas pelas empresas é a reutilização interna de seus materiais. Diferente da reciclagem – que transforma um resíduo em outro material –, o objetivo da reutilização é utilizar o mesmo produto, prolongando a vida útil do mesmo.  

Um exemplo comum na indústria é a devolução de garrafas e outros objetos de vidro após o uso. Ao devolver o material, a empresa consegue reutilizá-lo e ainda economiza com o descarte.  

Reciclagem  

Uma das etapas mais conhecidas na indústria dos resíduos sólidos é a reciclagem. Neste caso, o produto que seria descartado passa por uma repaginação para ganhar novas funções no processo produtivo.  

É uma prática que vem sendo adotada cada vez mais pelas empresas, mas demanda maior incentivo por parte das agências reguladoras. A reciclagem contribui para a diminuição do efeito estufa e a poluição do solo, incentivando maior economia para as empresas. 

Compostagem 

Essa técnica se utiliza de micro-organismos para fazer a degradação dos resíduos, o que basicamente significa utilizar materiais orgânicos – como cascas de frutas, restos de alimentos – para transformá-los em compostos ricos para o solo. 

É uma forma de reciclagem mais voltada para a agricultura, já que os compostos servem como fertilizantes naturais para a utilização em pastos e solos.  

Florpinus se utiliza de diversas técnicas para produzir matéria-prima ao mesmo tempo que cuida do meio ambiente. Conheça nossos produtos e fique por dentro de todas as nossas práticas sustentáveis em outros conteúdos do blog.  

Facebook
Twitter
LinkedIn

Receba nosso
catálogo de produtos

    ×