BLOG

Resinas para tintas offset: como é feita a aplicação?

Florpinus-Blog-Junho4

Como sabemos, as tintas offset possuem diversas características que as diferenciam de outros produtos do gênero demandando cuidados especiais em sua fabricação. Entre outras características, visuais ou físico-químicas, ela precisa ser mais viscosa, secar da forma correta para evitar falhas nas impressões, além de ter cores perfeitas.  Atendendo assim às exigências das empresas que as utilizam em impressões e embalagens. Para atingir essas características, um dos componentes mais importantes da fórmula das tintas offset são as resinas.  

Afinal, são quatro ingredientes utilizados para criar uma tinta: o solvente, que torna o produto líquido; o pigmento, conferindo-lhe cor; e a parte sólida, gerando a película (sólida) para fixar a tinta seca na impressão. Seguindo esse raciocínio, a resina tem papel fundamental na criação dessa película e, portanto, na qualidade geral das tintas offset para impressão.  

Obs . grande parte das tintas off set, não usam solventes convencionais são isentas de VOC pois são óleos naturais e sintéticos. 

  

Como a resina é aplicada à fórmula? 

  

O processo de fabricação das tintas envolve várias etapas de mistura dos diferentes ingredientes para garantir que todos estejam bem integrados à receita e com todas as características físico-química desejadas. A primeira etapa é a preparação do verniz — formado pelo solvente, a resina e alguns aditivos iniciais —, ao qual o pigmento será misturado na etapa seguinte. Vale lembrar que a grande maioria das tintas off set não utilizam solventes convencionais em suas formulações para que sejam isentas de compostos orgânicos voláteis, optando assim pelos óleos minerais.  

Após, a mistura passa pela moagem, com objetivo de destruir os aglomerados de pigmentos, além de máquinas que incorporam outros aditivos e corrigem a cor da tinta, de acordo com as fórmulas. Como se pode imaginar, toda fábrica de tintas possui um rígido controle de qualidade, o que é especialmente importante no caso das tintas offset, devido às exigências quanto à exatidão das cores. Finalizadas essas etapas, os produtos podem seguir para a embalagem e comercialização.  

Como se pode observar, portanto, a resina é integrada ao processo de fabricação das tintas logo no início, para formar o verniz ao qual o pigmento é misturado. Dessa maneira, é lógico compreender que um verniz de qualidade, com uma resina de boa procedência é um dos insumos mais importantes para os fabricantes de tintas.  

Um fator importantíssimo é a compatibilidade/resistência a água, pois a maioria das tintas de off set trabalham em conjunto à água e sua absorção/repulsão tem vital importância na qualidade de cada tipo de tinta.  

 

Florpinus: parceira dos fabricantes de tintas offset 

  

Nesse contexto, as resinas de pinus são um dos tipos de produtos mais indicados para a formulação de tintas offset com a máxima qualidade. Por isso, a Florpinus possui um catálogo completo de resinas fumáricas, resinas e vernizes fenólicos para fabricação de tintas. Apresentando soluções que visam atender os mais diversos mercados.  

As resinas Florpinus são derivados do breu de pinus, uma solução funcionalmente superior e mais sustentável do que outros componentes puramente sintéticos. O breu de pinus é extraído de plantações próprias de árvores pinus elliottii mantidas pela Florpinus, de acordo com os mais importantes preceitos de sustentabilidade, além de qualidade ímpar na produção. 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Receba nosso
catálogo de produtos

    ×