A preocupação das empresas com ações que envolvam o cuidado com o Meio Ambiente se tornou uma realidade nas últimas décadas. A redução do impacto ambiental que a atividade empresarial oferece se tornou uma meta coletiva com objetivo de alinhar a produção de materiais e bens sem causar prejuízos na natureza.
A partir disso, cresce também a preocupação com responsabilidade socioambiental. O Ministério do Meio Ambiente destaca que a responsabilidade socioambiental está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e políticas que tenham a sustentabilidade como um de seus principais objetivos. Dessa forma, todos estão envolvidos na responsabilidade socioambiental, ou seja, governos, empresas e população.
Recentemente, o mundo todo se reuniu para falar sobre impactos ao meio ambiente e ações de preservação para reduzir as mudanças climáticas do planeta. Dentre as metas estabelecidas até 2030, estão zerar o desmatamento ilegal no Brasil, recuperar áreas de pastagens degradadas, restaurar e reflorestar 18 milhões de hectares de florestas e aumentar para 50% o uso de energias renováveis na composição da matriz energética.
Mas como as empresas podem contribuir com este cenário e se destacar com ações de responsabilidade socioambiental? Para responder essa pergunta, a Florpinus pode falar de suas próprias ações.
Certificação Internacional: um exemplo de ação que contribui para a responsabilidade socioambiental é a conquista de certificações internacionais que comprovam o seu cuidado na gestão ambiental.
A Florpinus possui a certificação ISO 14001, que indica que aquela organização possui um desempenho ambiental adequado e que o tema está no centro de suas operações. Na prática, a norma mostra que a empresa tem responsabilidade ambiental em seus processos de produção, sem deixar de crescer comercialmente.
Certificação Produto Amigo da Natureza: A Florpinus também possui a certificação Produto Amigo da Natureza, oferecida pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes. A certificação mostra que a empresa segue uma política ambiental adequada, atende a legislação, faz a gestão de pessoas, de recursos hídricos, de resíduos e de energia. Além disso, uma empresa que se preocupa com mudanças climáticas e em preservar a biodiversidade brasileira.
Política de gestão ambiental: outro exemplo podemos identificar na Política de Gestão da Florpinus. Dentre os seus compromissos com a sociedade, a empresa destaca a proteção e preservação ambiental por meio do controle e otimização de processos produtivos, respeitando a legislação voltada para questões ambiental e controlando impactos ambientais.
Programa de sustentabilidade: a Florpinus segue um programa chamado “Together for Sustainability (TfS)” que, de maneira livre, pode ser traduzido como “Juntos pela Sustentabilidade”. Trata-se de uma iniciativa de empresas do setor químico que tem como foco a promoção de práticas sustentáveis em suas cadeias de produção.
A partir desses exemplos, podemos destacar que a preocupação com a responsabilidade socioambiental deve estar entre as prioridades do setor empresarial, trazendo mais segurança para o presente e o futuro da população. Cuidar do meio ambiente é um diferencial porque mostra que a empresa conhece sua responsabilidade e atua ativamente para oferecer produtos e serviços adequados para contribuir com uma sociedade que cuida e preserva os seus bens naturais.
Conheça mais sobre os produtos da Florpinus. Entre em contato com a gente e saiba quais as nossas ações para proteger o meio ambiente.