BLOG

Como se adequar às principais normas regulamentadoras da indústria

Florpinus-Capas-blog3

O ambiente de trabalho no campo da indústria pode ser bem perigoso para o trabalhador, por isso é necessário que as empresas se adequem a diversas normas regulamentadoras para garantir maior segurança para seus funcionários. Mas você sabe quais são as principais NRs e qual a função de cada uma?  

Conhecer as normas e saber em qual delas a sua empresa se encaixa é importante para evitar surpresas desagradáveis, e ainda gerar um ambiente de trabalho mais agradável para todos que estão envolvidos no processo produtivo.  

Confira a seguir quais são as principais normas regulamentadoras e a função de cada uma.  

 O que são as Normas Regulamentadoras? 

Antes de tratarmos das normas em si, é preciso entender o que elas são e para que servem. As Normas Regulamentadoras (NRs) foram desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com o objetivo de regulamentar sobre normas de segurança do trabalho. 

Oficialmente, há 36 normas publicadas, que devem ser seguidas por todas as empresas, visando obrigações trabalhistas que devem ser fiscalizadas e seguidas com afinco.  

Quais as suas funções? 

As regulamentações impostas pelas NRs foram criadas para padronizar os métodos de trabalho nas indústrias e, principalmente, garantir a segurança dos funcionários. Mas elas vão muito além disso, e podem servir para vários propósitos: 

  • Evitar acidentes; 
  • Garantir a saúde física e mental dos trabalhadores; 
  • Fiscalizar as condições no ambiente de trabalho; 
  • Realizar manutenções frequentes para evitar situações insalubres;  
  • Exigir o uso de equipamentos e dispositivos de segurança, 
  • Padronizar as normas de utilização dos equipamentos. 

Quais são as principais normas regulamentadoras? 

NR 3: Embargo ou Interdição 

Garante que o trabalhador não enfrente nenhuma condição de trabalho que apresente riscos à sua segurança. Se for detectada alguma situação de insegurança, a obra ou serviço é embargado pelos órgãos fiscalizadores, até que as condições sejam restabelecidas com segurança. 

NR 5: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) 

Além das regulações impostas pelos órgãos responsáveis, é preciso que cada empresa forme a sua própria comissão interna para tratar dos causos e implementar as táticas de segurança necessárias.  

A comissão é formada por funcionários da própria empresa, que têm o objetivo de orientar os outros trabalhadores, além de aplicar treinamentos, orientações etc. 

NR 6: Equipamentos de Proteção Individual (EPI) 

Mesmo com as normas regulamentadoras, é possível que aconteçam imprevistos que colocam em risco a vida do funcionário, por isso a empresa precisa estar preparada para controlar a situação em caso de acidentes.  

E os equipamentos de proteção individual (EPI) são grandes aliados para proteger a saúde dos empregados. Além de fornecê-los ao funcionário, é preciso ensiná-lo a forma de correta de utilização para evitar ao máximo qualquer tipo de risco exposto. 

NR 12: Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos 

Essa regra é específica para os setores de trabalho que utilizam maquinários durante o expediente, a fim de garantir a segurança dos funcionários envolvidos no processo seletivo. 

A norma define as técnicas específicas de utilização das máquinas, por meio de medidas protetivas que garantem o manejo correto dos aparelhos.  

NR 17: Ergonomia 

Diversos setores do mercado exigem trabalhos mecânicos e repetitivos de seus funcionários, e é nesse ponto que as regras de ergonomia entram em cela.  

Elas foram desenvolvidas para dar suporte aos funcionários por meio de ações, treinamentos e guias que ajudam a não sobrecarregar as funções motoras durante o trabalho.  

 SIPAT 2020 

Investir em segurança no ambiente industrial é papel fundamental das empresas, que devem proporcionar treinos e conscientização para todo o seu corpo de funcionários. Por isso, anualmente a CIPA Florpinus (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) promove a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), como forma de conscientizar os colaboradores acerca do tema. O tema escolhido foi “O Alvo da Prevenção é a Informação”.  

 

Uma das ações da SIPAT 2020, foi um concurso de desenhos entre os filhos dos nossos colaboradores, confira a seguir os resultados  

 

1°lugar categoria 2 desfoto1°lugar categoria 1 desfoto 2°lugar categoria 1 desfoto

Facebook
Twitter
LinkedIn

Receba nosso
catálogo de produtos

    ×