Ter plantas em casa traz vários benefícios à saúde, por exemplo, esses seres vivos conseguem absorver a poluição lançada no ar, e geram sensação de bem-estar.
Durante a quarentena muitas pessoas passaram a ter seus primeiros vasos de mudas para cuidar, se tornando assim “mãe” ou “pai de planta”.
Mas, se você não faz parte desse grupo, ainda há tempo de ter as próprias plantinhas em seu lar para usufruir dos benefícios. Para te ajudar, reunimos informações e dicas de como cultivar mudas de plantas em casa. Vamos conferir?
Determine quais serão as espécies
Para começar, é necessário saber quais espécies de plantas você quer ter em casa. Antes de escolher, observe os cômodos em que você gostaria de colocá-las. Perceba se há espaço suficiente, além de claridade para os raios de sol e ventilação.
Esses cuidados iniciais são necessários para que a planta tenha um bom desenvolvimento e fique sempre saudável. Depois de escolhido os locais, avançamos para a escolha dos tipos de muda.
Para dentro de casa ou apartamento as mais escolhidas, devido aos cuidados serem simples e por não crescerem muito são:
Suculentas;
Violetas;
Cactos;
Cyclamen;
Jiboia.
Essas plantas são facilmente encontradas em floriculturas e supermercados que hoje possuem uma área específica para jardinagem.
Escolha o tamanho de vaso para cultivar mudas
Após a escolha das espécies, o ideal é saber um pouco mais sobre seu desenvolvimento para decidir o tamanho do vaso em que será plantada. Há plantas que podem demorar para crescer, por isso um vaso pequeno/médio pode ser eficaz.
Enquanto há outras espécies que crescem rapidamente e podem começar a “sair” do vaso, querendo mais espaço. Depois de escolhido os vasos, não esqueça dos cachepôs – que são uma espécie de proteção e ajudam a segurar a água no recipiente para a planta.
Drenagem do vaso para a planta
Posteriormente a escolha do vaso e compra da planta, chega a hora de passar a muda para o recipiente escolhido. Mas, não é simplesmente pegar a terra, acrescentar no vaso e colocar a muda.
Antes é preciso fazer uma drenagem para o vaso, esse sistema faz com que ocorra um caminho para água sair do vaso quando é regada, de modo que nenhum nutriente seja perdido no processo. Para isso é necessário forrar o vaso com um material que vai fazer a drenagem, há várias opções: argila expandida, pedrisco, isopor picado, manta geotêxtil etc.
Feita a escolha, forre o fundo tampando os furinhos do vaso com esse material. Em cima da camada de drenagem é indicado também colocar algum substrato para auxiliar no crescimento, fica a sua escolha.
Hora de colocar a muda no novo vaso
Com a drenagem feita mais ou menos até o meio do vaso, o que garante mais saúde à planta, é hora de acrescentar um pouco de terra e preparar para receber a muda.
Pegue a muda com cuidado, retire a embalagem em que ela veio protegida. Se for um plástico preto, rasgue levemente pelas laterais e delicadamente pegue a muda com os dedos, de modo que ela fique na palma de sua mão.
Segure firme a muda, para que ela não se quebre nem perca muita terra, acomode devagar a planta no vaso. Depois acrescente aos poucos a terra em volta das raízes com a ponta dos dedos, afofe a terra para que o nível do componente fique plano cobrindo toda a parte da raiz.
Pronto, está feito o plantio de sua muda! Agora é só realizar a primeira rega e continuar nutrindo-a diariamente para alegrar sua casa.