BLOG

Doenças dos pinus: quais as principais e como lidar com elas

Florpinus-Post-dezembro1

Junto aos diferentes tipos de cultivos como as flores e hortifrutigranjeiros, os pinus são suscetíveis a doenças que podem danificar sua estrutura. As doenças dos pinus mais comuns são as provocadas por fungos.  

Mas para cada tipo de fungo e problema é possível ter uma solução de controle, por isso reunimos as enfermidades mais comuns que atingem os pinus e como é possível tratá-las. 

Principais doenças dos pinus 

Entre as principais doenças estão: tombamento de mudas, deterioração das sementes, podridão da raiz e estaca, queima de ponteiros de mudas e os animais.

Confira: 

Tombamentos de mudas 

Entre todos os problemas, o tombamento de mudas é o mais comum, e ocorre devido aos fungos CylindrocladiumFusariumPhytophthoraPythium e RhizoctoniaEsses fungos atacam o embrião da muda em diferentes fases. E, se não tratados a tempo, podem levar a planta à morte.  

O que propicia o ataque dos fungos são o excesso de umidade no local de plantio das sementes e também quando as sementes são infestadas por água de irrigação contaminada. 

Para evitar esse problema são recomendadas: esterilização de substratos ou uso de substratos inertes; controle de umidade; aplicação de fungicidas entre outros. 

Deterioração das sementes 

Utilizar sementes de boa qualidade e ter cuidado em sua armazenagem fazem total diferença na saúde dos pinus. Sem os devidos cuidados, abrem-se os caminhos para que micro-organismos entrem e as danifiquem. 

Para que não ocorra a perda das sementes, é possível tratar esse problema de diferentes formas. No caso de ataque dos fungos a mais eficaz e comum, é a realização do tratamento através de fungicidas e armazenamento das sementes em locais de baixa umidade, o que já resolve a questão. 

Em casos mais severos, o tratamento químico das sementes pode ser uma saída para evitar a disseminação ao restante do viveiro. 

Podridão da raiz e estaca 

raiz do pinus também pode ser afetada por fungos sendo perceptível quando o ponteiro da muda murcha, causando seu falecimento. Os gêneros de fungos responsáveis por essa doença são o Cylindrocladium Fusarium. 

 Para controlar a podridão e conseguir salvar a planta, a recomendação é utilizar-se dos mesmos métodos para o tombamento de mudas.  

Além da raiz, a estaca também pode ser afetada, dessa vez pelo fungo Rhizoctonia solani. Nesse caso a limpeza e desinfestação das estacas devem ocorrer antes do seu enraizamento para que se consiga tratá-lo. São indicados produtos à base de cloro como resolução. 

Queima de ponteiros de mudas  

O responsável pela queima de ponteira de mudas é o fungo Botrytis cinereaEsse microrganismo aproveita-se da queimada ocasionada pela geada nos brotos das mudas durante o período jovem.  

Esse tipo de problema nos pinus também pode ser conhecido pelo termo “mofo cinzento”, por se formar nas partes que foram lesionadas da muda. Em relação a forma de controle, também são recomendadas as mesmas técnicas para cuidados no tombamento de mudas.  

Nas épocas em que é comum a ocorrência de geadas, a proteção das mudas jovens deve ser feita por meio de telas de plástico ou telado pelo produtor.  

Animais 

Devido às queimadas junto a extração das árvores, alguns roedores – entre outros animais – têm optado por atacar os plantios de pinus. Principalmente em locais como Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Entre o principal motivo para o ataque dos animais às mudas está a forma de se alimentar com a casca da árvore. É possível notar o ataque às mudas por roedores quando ocorre na base da árvore, já para animais silvestres maiores como macacos percebe-se pela saúde na parte superior que geralmente aparece afetada.  

Nesses casos de ataques dos animais, a recomendação é procurar um especialista em animais silvestres, o qual irá indicar a melhor forma de prevenir as plantas sem prejudicar a saúde dos bichos.  

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece na Florpinus!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Receba nosso
catálogo de produtos

    ×