NOTÍCIAS

Indústria química: 3 ideias para reduzir impactos ambientais

A indústria química trabalha com diversos compostos que podem causar grandes danos à população e ao meio-ambiente, quando não manipulados de forma correta. Acima de tudo é importante atentar-se a isso, uma vez que nosso planeta vem sentindo os impactos ambientais causados pela atividade industrial há décadas. Chuvas ácidas, poluição atmosférica, mudanças climáticas, produção de lixo… São muitos impactos que podem ser sentidos, inclusive em seu dia a dia. Devido a isso é necessário que as empresas do século XXI tenham consciência e busquem processos produtivos reduzindo os impactos causados. Porém, a preocupação com a ecologia não pode colocar em cheque a produtividade e os empregos gerados pela indústria química.

A boa notícia é que muitos pesquisadores ao redor do mundo compartilham dessa opinião e estão buscando novas formas de unir sustentabilidade ao progresso. Dessa forma no artigo a seguir, você encontra três ideias para reduzir os impactos ambientais na indústria química sem prejudicar a produtividade.

Medir os impactos ambientais de sua empresa

O primeiro passo para reduzir os impactos ambientais em qualquer indústria é medi-los. Apenas assim é possível identificar quais processos são mais prejudiciais e precisam ser modificados. Contudo, é muito importante ter em mente que nenhuma atividade é livre de impactos ambientais. O que está ao alcance das empresas é gerar o mínimo possível deles.

Sendo assim, com o auxílio de um engenheiro ou de uma consultoria ambiental, é possível fazer uma análise completa, com métodos confiáveis, que irá apontar quais são os impactos ambientais de sua indústria, além de medidas práticas para reduzi-los.

Criar métricas de sustentabilidade

Uma vez que os processos estejam mapeados e as primeiras medidas tenham sido colocadas em prática, é necessário mensurar os resultados continuamente. De fato isso é essencial para que você tenha certeza de que as medidas colocadas em prática estão sendo eficazes. Afinal, toda indústria precisa acompanhar resultados, não é mesmo?

Dessa maneira, você pode incluir as métricas de sustentabilidade nas avaliações de resultados dos diferentes setores da empresa, inclusive premiando ou oferecendo bônus àqueles que mais colaborarem. De fato essa é uma boa ideia para fazer com que as novas medidas sejam bem aceitas pela equipe.

Prestar atenção aos detalhes

A preocupação com a sustentabilidade deve estar presente em todos os setores da empresa, do início ao fim do processo produtivo. Em resumo isso inclui prestar atenção nas coisas mais simples, como a produção de lixo no escritório administrativo, afinal isso também impacta o meio-ambiente. Redução de impressões em papel, economia de energia elétrica, menor uso de água, entre outros. Todas essas são medidas simples, mas também muito importantes nessa missão.

Além disso, é possível reduzir o impacto ambiental onde menos se imagina. Seja em uma contratação de fornecedor ou no transporte de produtos aos clientes, por exemplo. Ao aproveitar melhor o espaço nos caminhões, é possível reduzir o número de viagens, diminuindo, e muito, as emissões de carbono, prejudicial à atmosfera. Comprar seus insumos de fornecedores que compartilhem dos seus ideias de sustentabilidade também é uma ideia interessante.

A Florpinus faz a extração de Goma de Pinus Elliotti produzindo breu, terebintina e seus produtos derivados, a partir de reservas próprias da árvore e com processo inteiramente sustentável. Aqui, você conhece as atividades de compliance da Florpinus, incluindo o desenvolvimento sustentável.

< Voltar