Estabelecer um bom plano de carreira para os funcionários é de extrema necessidade quando falamos em mão de obra de qualidade. Há mais de 10 anos a Florpinus tem fortalecido seu programa de jovem aprendiz para atrair e reter bons profissionais para o segmento.
Nossa Indústria abriga talentos das áreas química, logística, de engenharia de produção, comercial, administrativo, entre outros. Diante das novas exigências do mercado de trabalho, é preciso oferecer um bom plano de carreira para a sua equipe, pois é ele que vai garantir a ascensão dos trabalhadores na empresa.
Entrevistamos os profissionais Wagner Hamilton de Oliveira Camargo, Erick Cristiano Skrzipietz, Ana Caroline Kusinir e Briena Minho com perguntas sobre as vantagens em ser um jovem aprendiz dentro de plano de carreira, acompanhe:
1 – Aprender sobre uma área específica antes mesmo de escolher um curso superior
Wagner começou sua trajetória na Florpinus em 2011, quando tinha 14 anos. Hoje ele é Técnico mecânico e está cursando Engenharia Mecânica. Ele conta como a experiência na Indústria o influenciou na escolha certa do curso superior:
“Em 2013, meu contrato foi renovado como estagiário, com o foco na manutenção, e sempre busquei associar os conhecimentos técnicos do curso com a prática na empresa. Em 2015 fui contratado pela Florpinus e continuei meu trabalho buscando a melhoria na a área de manutenção, deixando-a cada vez mais efetiva. Em 2018 dei início ao curso de Engenharia Mecânica, que deixou mais preparado para buscar uma melhora continua no setor. No mês de abril de 2021 fará 10 anos que faço parte desta família.”
Após um período como jovem aprendiz, é possível fazer uma escolha muito mais assertiva antes mesmo de escolher um curso superior, e assim ser muito mais feliz em uma carreira.
2 – Quais lições é possível levar do estágio para o mercado de trabalho
Segundo Erick, desde que ingressou na Florpinus, através do programa Menor aprendiz, os conhecimentos adquiridos foram diários. Graças a toda equipe, ele viu uma grande evolução pessoal e profissional nestes anos:
“A dedicação no serviço prestado e o respeito com todos os colaboradores foram essenciais para a efetivação, portanto mantenho esta postura diariamente. O curso e as experiências que tive na época de jovem aprendiz, foram os primeiros contatos com as teorias e o Mundo dos Negócios, que me levaram ao bacharelado em Administração (concluído em 2020). Esta foi a principal lição, de manter uma evolução intelectual constante, tendo a certeza de que há muito a aprender”.
3- Conselhos para ao Jovem Aprendiz
Ana Caroline Kusinir, que iniciou no programa aprendiz legal em março do ano de 2016, aos 16 anos, deixa um recado para quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho:
“Sou muito grata pela oportunidade que me foi dada. Hoje quando olho para trás e vejo tudo o que eu aprendi, fico surpresa comigo mesma. Vejo que consegui me superar. Vencer meus próprios desafios. Ver que todas as perguntas que foram feitas, por mais simples, fizeram a diferença. Aprendi que toda dúvida, é uma dúvida, e toda resposta é, de certa forma, um conhecimento. Meu conselho para quem está buscando ser jovem aprendiz é: faça o seu melhor, em tudo o que fizer. Nem que seja ao montar uma simples caixa de arquivo. Porque tenho certeza, que todo esforço é reconhecido no final”.
Para Briena Gabrieli, que entrou na Florpinus em 2018 como menor aprendiz e hoje faz parte do quadro de efetivos atuando como auxiliar de escritório na área comercial, os conselhos são:
“Sempre prestar muita atenção e ter muita responsabilidade. Assuma seus erros, por mais que você acredite que já sabe de tudo, pode ter certeza de que a cada dia você aprenderá algo novo. Quando estamos fazendo algo que gostamos, nunca se tornará algo chato. Um conselho é: sempre se dedique e valorize ao máximo o seu trabalho, pois em cada lugar você aprenderá muito”.
4- Incentive quem está começando
Nesse artigo, além de conhecemos melhor os efetivados através do programa de menor aprendiz, foi possível notar como a vivência dentro das áreas de interesse faz com que o jovem profissional tenha uma visão objetiva de seus interesses, mesmo antes de iniciar sua formação profissional acadêmica. Incentivar e ter um bom plano de carreira dentro da sua Indústria são os primeiros passos para descobrirmos novos talentos nesse segmento.