- Qual é a importância do Selo Verde para as Indústrias?
Você já deve ter visto em alguma embalagem um selo de cor verde e/ou setas indicando retorno contínuo, não é mesmo? Este selo indica que determinado produto foi fabricado de maneira sustentável, sem afetar os recursos naturais de modo a degradá-los. Além disso, a embalagem também demonstra que não causará danos futuros ao meio ambiente, quando em decomposição.
Para o consumidor final, fazer uso de produtos com este selo faz muita diferença. Pois, é uma forma de saber que mesmo com tantos problemas ambientais, há companhias que se dedicam em reduzir seu impacto na natureza.
Mas, e para as indústrias, você saberia dizer a importância de conseguir adquirir esse selo? Para explicar melhor sobre esse ponto separamos algumas informações importantes. Confira!
- Oque é o selo verde?
Conhecido pelo Programa de Rotulagem Ambiental, ISO-14020, o selo verde surgiu com o objetivo de estimular fábricas e indústrias a terem práticas que não causem danos ao meio ambiente. Como poluição, degradação de fauna e flora que afetem extinção de espécies, entre outros.
Logo após o selo verde ser criado, as empresas passaram a competir entre si para conseguir adquiri-lo e mostrar a seus consumidores que estão comprometidas no auxílio de um futuro melhor ao planeta. De modo que seu produto não gere impacto ambiental, além de ser sustentável.
- Tipos de selo no mercado
Atualmente existem dois tipos de selo verde: um obtido através de uma concessão do selo por uma empresa certificadora e outro, em que a própria empresa declara que possui, em sua política, práticas para redução de danos ao meio ambiente e o objetivo de ser sustentável.
A escolha do tipo de selo vai depender do segmento de cada empresa e também de suas ações. Mas independente disso, ao notar o selo verde em qualquer embalagem ou propaganda sobre produto/empresa, esteja ciente de que há a busca em ajudar o meio ambiente através um modo de produção sustentável.
- Vantagens de consumir das empresas que possuem o selo verde
Além do fato de que as companhias que possuem o selo não causam impacto ao meio ambiente, há outras vantagens em consumir produtos com essa classificação. A credibilidade acaba aumentando no mercado, por ser uma marca inovadora e pensar não apenas no lucro, mas em seu impacto na sociedade e na natureza.
As vendas em Indústrias com selo verde podem aumentar pelo seu reconhecimento, além de conseguirem sair na frente ao exportar produtos para outros locais por este seu ponto positivo em relação ao meio ambiente. Caso a marca tenha ações na bolsa de valores, elas podem ser ainda mais valorizadas com o selo.
A Florpinus, empresa do ramo da indústria química, se preocupa com seus impactos e, além da certificação ISO 14001, possui o selo verde concedido pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes. Estamos sempre em busca de uma gestão inovadora e eficiente, comprometida com o meio ambiente, sendo sustentável. Para saber mais sobre os certificados da Florpinus, é só clicar aqui.