BLOG

Como é a relação da empresa florestal e o meio ambiente?

Florpinus-Blog-Junho2

É de conhecimento geral que a indústria florestal é demasiadamente importante para a economia brasileira, embora seja sempre relevante trazer números que coloquem essa importância em perspectiva: o setor gera mais de 7 milhões de empregos e é responsável por 7,3% das exportações do país, equivalente a mais de 10 bilhões de dólares, de acordo com informações compartilhadas pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).  

Além disso, é interessante observar que o Brasil é o segundo país com maior cobertura florestal do mundo — atrás apenas da Rússia — com cerca de oito milhões de hectares de florestas. Destes, mais de 5,6 são de florestas plantadas sustentáveis de eucalipto ou pinus. O que nos leva ao próximo ponto e assunto principal deste texto: a importância da indústria florestal para o meio-ambiente.  

  

A empresa florestal colaborando para a preservação 

  

É importante perceber que indústria florestal pode contribuir positivamente para o meio-ambiente quando seus procedimentos são realizados de forma responsável e com políticas em prol da sustentabilidade. Isso porque a plantação de florestas de pinus — como é o caso das florestas de Pinus Elliottii mantidas pela Florpinus — aumenta a cobertura vegetal na área.  

Considerando especificamente as árvores de Pinus Elliottii, utilizadas pela Florpinus, podemos destacar que elas são completamente adequadas ao clima das regiões sul e sudeste do Brasil, se integrando melhor ao ambiente e exigindo menos recursos naturais que outras espécies para serem plantadas. Também é interessante observar que a Florpinus apenas extrai as resinas das árvores, mantendo-as vivas e saudáveis, sempre com uma grande área de floresta.  

Dessa maneira, compreende-se que, com mais árvores na região, a comunidade obtém todos os benefícios da presença de áreas verdes. Entre esses benefícios, estão a preservação das matas nativas — que, em muitos casos, se integram às plantadas — e a manutenção do habitat natural dos animais, que podem transitar pelas florestas plantada, assim como pelas nativas.  

Além disso, as árvores ajudam a manter a qualidade do ar e o ciclo de chuvas, trazendo mais recursos hídricos para todos. Quando as chuvas ocorrem em áreas de floresta, há maior absorção dessa água pelo solo, tanto na superfície, quanto nos lençóis freáticos. De maneira geral, toda a qualidade da água, do ar e do solo é beneficiada pela presença das árvores. 

  

Empresas florestais por uma indústria sustentável 

  

Naturalmente, para isso, é imprescindível que as empresas florestais estejam comprometidas a adotar procedimentos mais sustentáveis, começando por utilizar florestas plantadas e não matas nativas, para suas atividades. Além disso, essas plantações devem ocorrer com o mínimo de impacto ambiental possível, evitando o uso de componentes químicos que possam prejudicar a água, o ar ou o solo — assim como a fauna que vive ali. É de grande importância ter responsabilidade no manejo das árvores para a extração de seus produtos — como as resinas, no caso da Florpinus. Assim, é possível obter componentes industriais com impacto ambiental praticamente zero — ou, até mesmo, positivo. Isso vai ao encontro das preocupações de uma parcela cada vez maior dos consumidores, assim como dos governantes e das empresas, que desejam diminuir os impactos das atividades industriais e comerciais no meio-ambiente.  

Dessa maneira, é de interesse geral compreender que essa contribuição da indústria florestal para o meio ambiente aparece nos mais diversos produtos, sem que muitos consumidores se deem conta disso. Desde chicletes, passando por cosméticos e até mesmo tintas: várias indústrias podem se tornar mais sustentáveis com os insumos fornecidos pelas empresas florestais. 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Receba nosso
catálogo de produtos

    ×