BLOG

Os desafios da falta de matérias-primas na Indústria em 2022

Blog_03 (1)

A sondagem industrial divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em outubro de 2022 apontou que a falta ou alto custo de matérias-primas ainda é a maior preocupação no setor industrial brasileiro.

Segundo o levantamento, o aumento dos custos de insumos e matérias-primas nacionais superou as expectativas de 71% das empresas, na indústria extrativa e de transformação, e de 73% no caso específico da indústria da construção civil.

Impactos da Guerra

Para a confederação, o aumento do custo dos insumos de produção e matérias-primas coincide com o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que agravou a desestruturação das cadeias de suprimento.

Como consequência, além dos atrasos e interrupções no fornecimento de insumos, também houve elevação de preços. Em cinco setores, o aumento generalizado dos preços nacionais surpreendeu mais de 80% das empresas. São eles: Produtos de Borracha, Biocombustíveis, Metalurgia e Veículos Automotores, além dos Produtos de Limpeza.

Crise Hídrica

Já o medo com problemas atrelados à energia aumentou, conforme a crise hídrica e seu efeito sobre a geração de energia por hidrelétricas se intensificou. De acordo com a CNI, a questão da alta no custo da energia, com aumento do uso das termelétricas para compensar a produção, deve continuar como um problema para as indústrias nos próximos meses. Saiba mais: Tendências do setor florestal para 2022

Futuro na Indústria

Diante deste cenário referente à falta e ao alto custo de matérias-primas no Brasil, as indústrias precisam reimaginar suas arquiteturas de cadeia de fornecimento global para serem competitivas amanhã. Por isso, um grande número de empresas está repensando a configuração de sua cadeia de fornecimento global, sugerindo algumas soluções:

● As indústrias devem agir de forma rápida e decisiva se quiserem ter cadeias de abastecimento resilientes e permanecer competitivas;

● Nosso segmento precisa reimaginar e transformar suas cadeias de abastecimento se quiserem manter a competitividade frente a essas forças.

Desse modo, a Florpinus apresenta diferenciais que são devidamente reconhecidos por seus colaboradores, parceiros e clientes, sempre pensando nas próximas tendências e desenvolvimentos do setor. Quer saber mais sobre o trabalho da Florpinus e seus produtos? Clique aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Receba nosso
catálogo de produtos

    ×