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Resinas e produção de borracha: como estes elementos são utilizados na fabricação de pneus?

Já parou para pensar como a indústria contribui diretamente para a existência de um trânsito mais dinâmico e seguro? Sempre falamos sobre trânsito, discutimos assuntos envolvendo segurança de pedestres, motoristas, leis de regulamentação e sinalização de estradas. No entanto, o papel da indústria de fabricação de elementos utilizados no trânsito também tem destaque quando o assunto é segurança. Um dos itens essenciais para garantir que o trânsito seja ágil e eficiente é a qualidade dos pneus utilizados nos mais diversos veículos, sejam bicicletas, motos, carros, ônibus, aviões, caminhões ou outros.

Vamos entender um pouco melhor como é feita a fabricação de pneus. Vale destacar que o pneu é composto por uma série de elementos importantes para garantir sua durabilidade e resistência. No entanto, como podemos imaginar, não existe uma única maneira de produzí-los, já que existem necessidades diferentes para a utilização dessa estrutura. Isso também significa que diferentes tipos de materiais podem ser aplicados em sua fabricação.

Os pneus são fundamentais para a funcionalidade dos veículos. São eles que suportam o peso e estão em contato constante com o solo. Dessa maneira, é um elemento que participa de forma decisiva quando falamos em desempenho do veículo. Seja para frear, para acelerar, para fazer manobras na pista ou até para garantir estabilidade: os pneus podem oferecer maior segurança ou risco no trânsito.

Como são feitos os pneus?

Existem algumas etapas no processo de construção dos pneus que valem a pena conhecermos. Abaixo descrevemos 6 etapas comuns na produção de pneus. Veja:

  1. Mistura de componentes: existem diversos componentes utilizados na fabricação de pneus, como a borracha (que é o elemento principal), óleos, enxofre, agentes que garantem mais vida útil (antienvelhecimento) ao objeto e outros. No pneu também podem ser utilizadas resinas para fabricação de borracha, que são substâncias extraídas de diferentes tipos de plantas, mas que também podem ser obtidas de forma sintética – especialmente do petróleo. Essa primeira etapa consiste na mistura dos componentes, criando uma massa preta e consistente.
  2. Corte da massa: a segunda etapa é do processamento da massa. Quando já resfriada, ela é transformada em placas para a construção do pneu e, por isso, precisa passar por cortes.
  3. Encaixe do talão: o próximo passo consiste em encaixar essas placas de borracha em um objeto chamado de talão. O talão é o aro do pneu, que será fixado no veículo.
  4. Adição de tecido e piso: lonas ou alguns tipos de tecidos também fazem parte do pneu. Esses elementos têm o papel de reduzir desgastes, já que existe um atrito do pneu com o encaixe do carro. Em seguida, são adicionadas cintas de aço que garantem mais estabilidade quando o pneu entra em contato com o asfalto ou estrada.
  5. Vulcanização do pneu: é o processo que dá ao pneu o formato que ele tem, com os modelos disponíveis no mercado. A vulcanização é um processo de alta temperatura, onde as marcas do fabricante são fixadas nos pneus.
  6. Inspeção do produto: por fim, a etapa de inspeção é fundamental para garantir que a produção está em perfeitas condições, atendendo parâmetros estabelecidos na legislação. Todo o pneu passa por revisão criteriosa, sendo descartado aquele material que não está adequado ao consumo.

De maneira geral, a indústria produz milhares de produtos utilizados em nosso dia a dia, mas nem sempre conhecemos o processo de fabricação desses materiais. A Florpinus atua na produção de resinas utilizadas na fabricação de borrachas para pneus, mas também produz outros produtos utilizados nos segmentos de marcação de estradas, tintas e vernizes, além de gomas e ceras. Conheça nossa atuação e saiba como podemos entregar produtos de alta qualidade para o seu negócio.

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