BLOG

Por que a indústria de tintas e vernizes depende da resina?

capa-blogs-abril_2-1 (1)

Dizem que o verniz mais antigo que se conheceu foi a clara de ovo, pois o homem sempre buscou na natureza resoluções para todo tipo de problema.

No início da procura por materiais sintéticos, descobriu-se que modificando os produtos que a natureza nos oferece, é possível fabricar químicos para ajudar com grande objetividade a proteção de substratos.

Assim como os óleos de soja, mamona, babaçu, etc., modificados, viraram tintas a óleo, os derivados de breu também têm uma forte participação em tintas, principalmente nas gráficas.

Os produtos segregados das árvores de espécies como Pinus Elliottii, hoje tem diversas aplicações e seu uso em tintas propõe uma baixíssima agressão ao meio ambiente.

Vale lembrar que os grandes artistas pintores da antiguidade também utilizavam um produto proveniente da Goma de Pinus: a terebintina que sai da goma resina como subproduto. Usado como solvente, por conta de suas características, permitia que lentamente se fizesse os ajustes das cores, levando horas e horas para secar definitivamente.

 

Diversas Tintas, variadas Resinas de Breu

O breu é conhecido na indústria química há muito tempo e devido a diversos estudos foi sendo modificado com produtos variados e modernos originando resinas especificas para aplicação nos mais diversos tipos de tintas.

Para esse mercado, a Florpinus apresenta em seu catálogo as resinas fumáricas, resinas maleicas, resinas modificadas com fenóis e as resinas modificadas com Pentaeritritol.

As resinas modificadas com ácido fumárico, dependendo do sistema de uso (base água ou solvente) são, em sua maioria, para o mercado de tintas aplicadas em embalagens flexíveis, sendo empregadas largamente em plásticos como celofane, polipropileno e outras embalagens para alimentos. Também podem ser aplicáveis em papeis ou em alguns vernizes.

As resinas maleicas conferem brilho e uma auxiliar secagem às tintas à óleo. Também servem de aditivos a outras resinas e são utilizadas na produção de alguns tipos de vernizes. São aplicáveis ainda nas tintas para rotogravura conferindo alto brilho e boa resistência.

Desenvolvidas especialmente para as tintas utilizadas nas impressões em off set, a Florpinus dispõe de resinas modificadas com fenóis de variadas viscosidade e solubilidade.

E por fim existem as resinas de breu modificados com pentaeritritol que oferecem em sua estrutura uma semi-rigidez tornando-a um excelente produto para aplicação em faixas de sinalização viária não causando praticamente nenhum resíduo prejudicial a natureza. Clique aqui e escolha a melhor resina para seu tipo de tinta.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Receba nosso
catálogo de produtos

    ×