NOTÍCIAS

Onde encontrar breu? Saiba mais sobre essa resina

Também chamado de colofônia, o breu é um produto vegetal resultante da destilação da Goma extraída das árvores do gênero pinus. A goma em si não tem aplicações industriais, todavia os dois produtos obtidos nesse processo – terebintina e colofônia, tem variadas aplicações, tanto em suas formas originais, como após sofrerem modificações. Mas você sabe onde encontrar Breu?

A colofônia, mais comumente conhecida por breu, é o produto que mais se obtém da goma. Caracteriza-se por ser um sólido transparente, quebradiço que com o aumento da temperatura amolece. 

A partir desse momento, é possível realizar diversas modificações, gerando uma infinidade de derivados muito úteis para a sociedade e a indústria. Podendo se transformar em matéria prima para fabricação tintas, colas, adesivos e outros compostos sintéticos. Nesse artigo, você encontra as principais informações sobre onde encontrar breu.

Um composto conhecido desde a antiguidade 

Não se sabe como ele foi descoberto, mas documentos comprovam que o breu era utilizado em construções navais, nos pequenos consertos em embarcações de madeira e também para impermeabilizar cordas e tecidos, sendo essa uma de suas aplicações também nos dias atuais. 

Das mais de 100 espécies de pinheiro existentes, apenas cerca de uma dúzia podem ser resinadas para obtenção de goma, breu e terebintina. As demais não são economicamente viáveis por terem baixa quantidade e/ou qualidade de goma produzida. 

O breu de pinus e suas características 

No Brasil, as árvores do gênero Pinus Elliottii começaram a ser plantadas na década de 70, com o intuito de substituir outras espécies fornecidas a indústria de papel e celulose. Alguns anos depois foi descoberta a resina e seus subprodutos — a terebintina e o breu — ainda mais úteis do que a própria madeira. 

Atualmente, existem muitas empresas que fornecem o breu de pinus às indústrias. 

O Breu é um sólido amarelado, transparente, vítreo e quebradiço e tem como parâmetros de controle de qualidade, ponto de amolecimento, índices de voláteis, cor. 

A classificação de cor é feita através da escala Gardner, no qual números menores correspondem a um produto mais translúcido. A cor do breu pode ir de amarelo claro até o castanho. 

Devido a seu moderno processo de destilação contínua, a Florpinus produz breu de padrões internacionais de qualidade fornecendo material a mais de 30 países. 

Para que serve o breu? 

O breu pode passar por diversos tipos de reações e assim ser aplicado em diversos segmentos de mercado. Devido às diversas modificações possíveis, temos os chamados Derivados de Colofônia ou breu. Esses produtos compreendem os Breus Não Cristalizáveis, Ésteres de Breu, ésteres de grau alimentício para goma de mascar, resinas fenólicas, polimerizadas, desproporcionadas, maleicas, resinas para tintas de impressão entre outras. Com tanta variedade de produtos, as possibilidades de utilização do breu são enormes. Devido a sua característica aderente, destacam-se duas mais populares: a fabricação de adesivos e colas em geral. 

Independente do uso, a Florpinus fornece breu e seus derivados de altíssima qualidade para indústrias em todo o país e, hoje, sua resina está presente nos cinco continentes. 

Esse artigo foi útil para você? Deixe um comentários com suas dúvidas e não esqueça de conferir nosso catálogo de produtos.

< Voltar